Pó para Capuccino

Já perceberam que aquelas latinhas de pó para fazer capuccino que encontramos no mercado custam uma fortuna? Pois bem, saibam que dá para fazer o pó em casa, de maneira fácil e com a mesma qualidade das industrializadas.

Ingredientes

  • 400 g de leite em pó
  • Chocolate em pó
  • Cacau em pó
  • Açúcar
  • Bicarbonato de sódio
  • Canela em pó
  • Café Solúvel em pó

Preparação

A receita aqui é baseada em uma lata de leite em pó. Escolha um recepiente, de preferência um com tampa firme, de rosca, que vede bem. Isso facilitará na hora de misturar os ingredientes.

Coloque o leite em pó. Pode ser integral ou desnatado. Acresente um sachê de café solúvel. Utilize aquele já bem moído, sem grãozinhos. Se não tiver ou se o seu café solúvel preferido não for assim, sem problemas. Coloque o café no liquidificador com um pouco de leite em pó e triture bem. Pode ser em um processador tb.

Acrescente o Chocolate em pó e o cacau em pó. Gosto de usar os dois para que o gosto fique mais marcante (sou fã de chocolate meio amargo e minha barras preferidas são as com 60% - ou mais - de cacau).Você pode utilizar somente chocolate em pó, porém, evite usar achocolatado. Use mais ou menos umas 2 colheres de sopa de chocolate e 1 de cacau em pó.

Acresente a canela em pó. Costumo utilizar de 1 a 2 colheres de sopa.

Acresente de uma a duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Esse ingrediente faz com que, ao se colocar a água ou leite quente, ele fique cremoso. Se preferir, coloque 1 colher se sopa e teste. Se a consistência ficar boa, pare por ai.

Só falta o açúcar. Como não usamos açúcar em bebidas aqui em casa, de início eu não colocava, mas percebi que um pouquinho de açúcar realça o sabor e deixa a bebida mais interessante. Costumo usar umas 2 colheres de sopa de açúcar, mas esse item é muito pessoal. Vá testando e chegue ao ponto exato para seu gosto.

Agora é só misturar tudo. Feche o recepiente e balance-o bem para misturar tudo.

Para preparar seu capuccino, você pode usar água ou leite quente. Você pode usar leite em pó desnatado na preparação do pó e preparar com leite quente ou utilizar leite integral em pó e preparar com água. Já fiz com leite desnatado em pó e preparei com água e achei a coisa toda meio "fraca". Volto a reforçar que é uma questão de gosto. Perceba o seu, teste e adapte a receita para o que for melhor para você. Nunca fiz com leite em pó de soja, mas já preparei com leite em pó sem lactose (a Ninho tem um) e ficou legal!

Coloque uma boa quantidade de pó na xícara (um pouquinho menos que a metade), coloque um pouco de leite quente (ou água) e mexa com uma colher. Se tudo deu certo, você vai ter uma "pasta" na xícara.... beleza! mexa, homogenize essa pasta e depois complete a xícara com o leite (ou água) quente, mexendo devagar, só para misturar, sem quebrar essa cremosidade da mistura.

Observações

As pessoas às vezes não gostam de receitas sem quantidade exata de ingredientes, mas é importante quebrar esse paradigma e adaptar a receita ao seu gosto e aos seus ingredientes. A mesma quantidade de um determinado ingrediente de marcas diferentes pode produzir resultados um pouco distintos.

A mistura sem açúcar pode ser legal para aqueles que utilizam adoçante. Você também pode utilizar o chamado "açúcar magro" ou até mesmo o açúcar mascavo. Os resultados podem ser interessantes.

Por último (e sempre) vale lembrar que a boa qualidade dos ingredientes é um importante fator para garantir o sucesso de uma receita. Use sempre bons ingredientes em suas preparações.


Imprimir